Os sofás são um investimento que com certeza você quer dure bastante na sua casa. A escolha do móvel errado fará com que você lute contra manchas e peças fora do lugar. Cometa um erro na cor ou no padrão de tecido, e toda a sala sofrerá os efeitos. Portanto, para escolher o sofá ideal, continue lendo para descobrir o que você deve considerar em termos de durabilidade, conforto e estilo. Veja como se concentrar na escolha do estofado com a qual você ficará satisfeito por muitos anos!
Uma estrutura robusta significa um sofá de longa duração. A madeira macia, como o pinheiro, é de baixo custo, mas pode entortar ou balançar após cinco anos. A madeira de lei mais cara (carvalho seco no forno, freixo ou faia, por exemplo) é mais durável. Evite perna feitas de aglomerado de madeira, plástico ou metal, pois eles podem entortar e rachar. As pernas devem fazer parte a armação ou seguradas com parafusos ou cavilhas e não apenas com cola.
Dica: Para testar a força da estrutura, levante um canto frontal ou a perna do sofá do chão. No momento em que você a elevou seis polegadas, a outra perna da frente também deveria ter subido um pouco. Se estiver tocando totalmente o chão, a armação está fraca.
Armações feitas com cavilhas de madeira, buchas americanas ou parafusos e suportes de metal são solidamente construídas. Grampos ou prego só podem ser usados como reforço extra, mas nunca compre um sofá unido apenas por grampos, pregos ou cola!
Dica: peça ao seu vendedor informações escritas do fabricante sobre a marcenaria.
As molas são muito importantes e tornam o sofá ainda mais confortável, mas podem pressionar a armação ou ceder com o tempo, se o metal não for pesado. Sofás sofisticados geralmente vêm com “molas amarradas à mão em oito direções”. Eles são confortáveis, porém caros. Sinta as molas através do estofamento — elas devem estar juntas e firmes. Sofás sem molas, apenas com correias ou malhas, são desconfortáveis e frágeis.
Dica: Sente-se firmemente em um canto ou na borda externa de um sofá que você está considerando. Ruídos e rangidos sugerem que as molas foram colocadas incorretamente.
A espuma de poliuretano é um enchimento de almofada de baixo custo e fácil manutenção. Mas o tipo mais durável e de alta densidade pode parecer duro, e a espuma de baixa densidade mais macia se deteriora mais rapidamente com o uso constante. A espuma de alta resiliência (HR) é um pouco mais cara, porém mais confortável e duradoura. A fibra de poliéster também é barata, mas se achata rapidamente. Enchimentos de penas de ganso e de pato também são confortáveis, mas podem se juntar demais e não preencher totalmente os espaços. Tenha isso em mente na hora de escolher o sofá ideal.
Dica: Duas boas opções, confortáveis e com preços razoáveis: espuma HR em uma camada de penugem e espuma convencional envolvida em polimento de poliéster.
Sofás para o uso diário precisam de tecido durável. Algodão e linho são os ideais. Indicamos também a microfibra sintética, que pode imitar a maioria dos tecidos e é resistente a manchas. Algodão e linho podem ser higienizados contra manchas, mas mesmo assim não são tão fáceis de limpar, exigindo, portanto, a ajuda de um profissional. Misturas de fibras naturais e sintéticas tendem a se desgastar dentro de um ano. Lã e couro são bonitos e fortes, porém caros. A seda é elegante, mas frágil. Tecidos com padrões tecidos tendem a se desgastar melhor do que aqueles com padrões impressos.
Dica: Não tem muito o que dizer aqui, tudo vai depender do seu gosto e do seu orçamento. Porém, não se esqueça de observar o sofá sob luz natural e artificial e pensar se irá continuar gostando depois de alguns dias.
Os sofás precisam de muitos cuidados para que fiquem limpos, livre de microrganismos que provocam alergias e com cara de novo, aumentando a sua durabilidade e economizando seu dinheiro.
Por isso, a impermeabilização de estofados da WapClean é a melhor solução para deixar seu sofá sempre renovado e com maior conservação.