Como Limpar um Sofá de Tecido em 7 Etapas

limpar um sofá de tecido

Não deixe manchas difíceis e derramamentos sujos no seu sofá — siga este passo a passo sobre como limpar um sofá de tecido com bicarbonato de sódio, detergentes e muito mais

Você já parou para pensar na quantidade de tempo que gasta no seu sofá? É um móvel indispensável na nossa sala de estar, é lá que descansamos, assistimos televisão com a família e recebemos os nossos amigos, por isso queremos que eles fiquem limpos. Mas quando deixamos algo cair no estofado acidentalmente, a primeira ideia que vem à cabeça é procurar por um produto de limpeza que tire a sujeira, não é mesmo?

O problema é que, na maioria das vezes, usamos o produto errado, na quantidade errada, e isso só ajuda a piorar as coisas. Para não cometer esses erros, confira neste texto como limpar um sofá de tecido em 7 etapas, utilizando produtos caseiros, fáceis e rápidos de se fazer.

Então, vamos lá!

1. Verifique os códigos de limpeza para o seu sofá de tecido. Você já viu aquelas letras aleatórias nas etiquetas do seu sofá? Bem, na verdade, isso são códigos que os fabricantes utilizam para instruções de limpeza. Deixar de usar os produtos corretos de limpeza pode significar estofos permanentemente danificados. Portanto, Confira a tabela abaixo para obter a lista desses códigos — e o que eles significam.

Código de limpeza para sofás de tecido

Código de LimpezaO que significa
W“Limpeza à base de líquidos”. Isso significa que você pode utilizar água, vinagre, detergente, e outros líquidos específicos.
P“Limpar com pano seco”, que pode ser feito utilizando panos específicos encontrados no supermercado.
F “Lavagem a seco profissional“. É recomendado procurar uma empresa especializada nesse tipo de limpeza.

2. Use uma escova seca para remover partículas soltas. Escove o sofá inteiro com uma escova dura com cerdas naturais para ajudar a soltar manchas e trazer poeira e sujeira à superfície.

3. Limpe as fendas. Antes de esfregar e limpar o sofá de tecido, use um aspirador de pó para remover migalhas e outras partículas soltas. Isso facilitará a identificação e o foco em manchas problemáticas na hora de limpar.

4. Limpe com bicarbonato de sódio. O bicarbonato de sódio é um tratamento de limpeza bastante eficaz. Para usa-lo, basta mistura-lo numa tigela com água e esfregue-o em todo o sofá para remover odores e afrouxar ainda mais as manchas. Você também pode usar uma solução de limpeza a seco, apenas deixe um pouco do pó em cima da mancha e deixe agir de 15 a 20 minutos. Quando o bicarbonato de sódio absorve-la completamente, aspire-o ou tire com uma escova. Assim como em todos os tipos de soluções de limpeza, trate sempre de testar em uma parte do sofá antes de limpa-lo completamente!

5. Tratamento local com o produto recomendado. Comece a limpeza do seu sofá com o produto recomendado. Se você não tiver certeza se o produto estiver dentro das recomendações, teste em uma pequena área antes de continuar. Se você usar um limpador à base de água ou um solvente (ou ambos), siga as instruções na embalagem. 

6. Seque o sofá de tecido com uma toalha macia. Seque as áreas molhadas com uma toalha seca para absorver o excesso de umidade. Depois, escove cuidadosamente qualquer solução de limpeza restante.

7. Deixe o sofá de tecido secar ao ar. E, para finalizar, deixe o estofado secar ao ar durante a noite e desfrute de um sofá fresco pela manhã!

Limpar um sofá de tecido a seco

Existem alguns tecidos que não podem ser molhados ou existe um risco de ficarem manchados e danificados como é o caso dos sofás que exibem a etiqueta com a letra “P“. Nesse caso, a opção correta é fazer uma limpeza a seco no seu estofado.

O que você precisará:

  • Pano macio;
  • Água fria;
  • Álcool;
  • Escova de cerdas macias ou esponja.

Passo a Passo de como limpar um sofá de tecido a seco

1. Misture água fria e álcool num pano. Como o álcool evapora muito rápido, o seu sofá ficará seco rapidamente e sem cheiro forte ao final da limpeza;

2. Esfregue o pano úmido no tecido em pequenas partes para retirar a sujeira;

3. O pano deve ser usado em movimentos suaves e circulares, para que as fibras do tecido não saiam do lugar e danifiquem o seu sofá;

4. Por fim, basta colocar todas as peças de volta no lugar ou liberar o sofá para o uso.

O que você NÃO pode usar na limpeza de sofá

  • Sabão em pó;
  • Produtos que contenham cloro;
  • Água sanitária;

A sujeira não sai, o que fazer? Conte com a ajuda de um profissional!

Como você viu na tabela a cima, há estofados com tecidos muito sensíveis, e a única opção é investir na limpeza profissional. Nós da WapClean somos especializados nesse tipo de serviço. Utilizamos produtos que não agridem a sua saúde e que produzem a verdadeira lavagem a seco, registrados e aprovados pelos órgãos reguladores. Além disso, esses produtos são apropriados para cada tipo de tecido, mantendo a cor original e durabilidade da trama.

Já são mais de 3.000 residências e empresas no Rio e Grande Rio, sempre trabalhando para manter o ambiente mais bonito e saudável, pois a lavagem a seco remove ácaros com produtos fungicidas e bactericidas.

Além de oferecer o serviço de lavagem de sofá no estado do RJ, a WapClean também é especializada na limpeza de outros tipos de estofados, como colchões, poltronas, carpetes, cortinas e tapetes.

Quais as vantagens da nossa lavagem de sofá e de outros estofados?

WapClean oferece diversos benefícios para seus clientes:

  • Melhor preço: os nossos clientes possuem o melhor custo-benefício do mercado de limpeza de estofados do RJ;
  • Segurança para todos os tipos de estofados: nossos produtos não agridem a saúde e são aprovados por órgãos reguladores;
  • Investimento: você deixará seu sofá novinho em folha, sem ter que gastar muito com isso;
  • Sem encolhimento de tecido: O serviço de limpeza de estofos da Wapclean não causa encolhimento do tecido limpo, um problema comum que geralmente ocorre após um tratamento de limpeza úmida em alguns tipos de estofos de tecido que não passaram por tratamento de tecido durante a fabricação;
  • Renovação da casa: depois da limpeza profissional feita pela WapClean, seus estofados ganharão uma aparência muito melhor, parecendo que você reformou a decoração da sua casa;
  • Atendimento em escritório ou residencia: uma maneira prática de levar limpeza para sua casa ou local de trabalho;

Entre em contato conosco e faça o seu orçamento!